A apoteose da Copa sete meses antes da Copa
A Newsletter Meiocampo traz uma coleção de histórias: a mágica Escócia, a imparável Noruega, o pequenino gigante Curaçao, o renascido Haiti, o decisivo Panamá, os destaques do Brasil e muito mais
Newsletter Meiocampo — 19 de novembro de 2025
Ainda faltam sete meses para que a Copa do Mundo inicie sua fase final, mas os últimos dias foram ótimos para viver já a Copa do Mundo em plenitude. Uma semana repleta de futebol, grandes histórias, orgulho nacional e a euforia que o torneio proporciona desde as Eliminatórias. Foram 14 novos classificados para o Mundial de 2026. Restam apenas seis vagas, também com uma festa contagiante de várias seleções que estarão na repescagem - menos você, Itália, principalmente.
A Newsletter Meiocampo chega excepcionalmente nesta quarta-feira, para fechar a Data Fifa. São várias as seleções em estado de graça. Na Europa, o destaque inegável fica para as voltas de Escócia e Noruega, longe da Copa durante os mesmos 28 anos, mas com desfechos muito distintos em suas epopeias. A rodada final da Concacaf trouxe uma abundância de agonias e alegrias simultâneas, em especial pelos feitos de Curaçao, Panamá e Haiti. Já a seleção brasileira tirou lições importantes de seus amistosos, com o brilho de Estevão.
Há um rescaldo ainda no tradicional giro final, mas fica a promessa: falaremos mais de Data Fifa na edição de sexta da newsletter, além do podcast. Foram tantos momentos sensacionais que, para não sobrecarregar com mais textos hoje, guardaremos alguns para serem lidos por vocês com mais calma durante o feriado.
Vale lembrar: as edições de terça-feira e eventuais extras são exclusivas para assinantes. Às sextas-feiras, continua o conteúdo gratuito aberto ao público. Sugestões, críticas, elogios, quer só mandar um abraço: contato@meiocampo.net.
E atenção: pelos muitos textos desta edição da newsletter, provavelmente ela não chegará completa ao seu e-mail. Confira tudo através da página do Meiocampo no Substack.
O MEIOCAMPO PRECISA DE VOCÊ!
O Meiocampo é feito com cuidado, independência e paixão por futebol internacional. A cada edição, entregamos contexto, análise, opinião e boas histórias — sem correr atrás do clique fácil, sempre do jogo bem contado.
Se você já lê, curte e recomenda, considere ir um passo além:
Assine gratuitamente para receber direto no seu e-mail
Compartilhe com quem também ama futebol bem tratado
Apoie financeiramente, se puder — isso nos ajuda a manter e expandir o projeto
Afinal, quem gosta de futebol merece uma cobertura à altura.
Apoteose no Hampden Park
Por Bruno Bonsanti
Houve um momento em que a Escócia estava se classificando à sua primeira Copa do Mundo desde 1998 graças a um gol de bicicleta, e aí o papo era quem é maior, Scott McTominay ou William Wallace, mas eles tiveram que buscar o resultado mais duas vezes e ainda marcaram do meio-campo aos 53 minutos do segundo tempo, então deu uma diluída.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Meiocampo para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.






