A façanha de Cabo Verde, gigante em sua pequenez
A Newsletter Meiocampo desta terça chega um pouquinho mais tarde, para falar bastante sobre dias decisivos nas Eliminatórias e com mais um amistoso preparatório do Brasil, derrotado pelo Japão
Newsletter Meiocampo - 14 de outubro de 2025
A Copa do Mundo com mais seleções significa também mais histórias a se contar. E a reta final das Eliminatórias é recheada, com tantos países que buscam façanhas através presença no Mundial de 2026. Mais uma estreante foi confirmada nesta semana, com a classificação da pequena gigante Cabo Verde. A fase principal na África também selou as presenças de Gana, Senegal, Costa do Marfim e África do Sul; Catar e Arábia Saudita completaram o grupo dos classificados diretos na Ásia; e a Inglaterra se tornou a primeira europeia a carimbar o passaporte. A Newsletter Meiocampo fala de tudo isso e muito mais, com a análise de mais um amistoso do Brasil, derrotado pelo embalado Japão. Tem ainda o desfecho da Série C, com a emoção ao redor da rodada final que coroou os quatro acessos.
Vale lembrar: as edições de terça-feira e eventuais extras são exclusivas para assinantes. Às sextas-feiras, continua o conteúdo gratuito aberto ao público. Sugestões, críticas, elogios, quer só mandar um abraço: contato@meiocampo.net.
O MEIOCAMPO PRECISA DE VOCÊ!
O Meiocampo é feito com cuidado, independência e paixão por futebol internacional. A cada edição, entregamos contexto, análise, opinião e boas histórias — sem correr atrás do clique fácil, sempre do jogo bem contado.
Se você já lê, curte e recomenda, considere ir um passo além:
Assine gratuitamente para receber direto no seu e-mail
Compartilhe com quem também ama futebol bem tratado
Apoie financeiramente, se puder — isso nos ajuda a manter e expandir o projeto
Afinal, quem gosta de futebol merece uma cobertura à altura.
A façanha de Cabo Verde, gigante em sua pequenez
Por Leandro Stein
A Copa do Mundo possui uma propriedade mágica de deslocar, num piscar de olhos, o epicentro do planeta aos mais distintos cantos do globo. A atração exercida por este ponto, contudo, não corresponde a uma especificidade geofísica: ela está centrada na emoção que o futebol é capaz de proporcionar. E como nunca antes sentido na história dos Mundiais, um diminuto arquipélago no Atlântico fez o mundo da bola gravitar ao seu redor nesta semana. A nação de menor território a se classificar para uma Copa, com a segunda menor população, garante uma narrativa gigante. No ano em que celebra os 50 anos de sua independência, Cabo Verde exprime seu orgulho através da bola.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Meiocampo para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.