Meiocampo

Meiocampo

A façanha de Cabo Verde, gigante em sua pequenez

A Newsletter Meiocampo desta terça chega um pouquinho mais tarde, para falar bastante sobre dias decisivos nas Eliminatórias e com mais um amistoso preparatório do Brasil, derrotado pelo Japão

Avatar de Leandro Stein
Avatar de Felipe Lobo
Avatar de Bruno Bonsanti
Leandro Stein, Felipe Lobo, e Bruno Bonsanti
out 15, 2025
∙ Pago

Newsletter Meiocampo - 14 de outubro de 2025

A Copa do Mundo com mais seleções significa também mais histórias a se contar. E a reta final das Eliminatórias é recheada, com tantos países que buscam façanhas através presença no Mundial de 2026. Mais uma estreante foi confirmada nesta semana, com a classificação da pequena gigante Cabo Verde. A fase principal na África também selou as presenças de Gana, Senegal, Costa do Marfim e África do Sul; Catar e Arábia Saudita completaram o grupo dos classificados diretos na Ásia; e a Inglaterra se tornou a primeira europeia a carimbar o passaporte. A Newsletter Meiocampo fala de tudo isso e muito mais, com a análise de mais um amistoso do Brasil, derrotado pelo embalado Japão. Tem ainda o desfecho da Série C, com a emoção ao redor da rodada final que coroou os quatro acessos.

Vale lembrar: as edições de terça-feira e eventuais extras são exclusivas para assinantes. Às sextas-feiras, continua o conteúdo gratuito aberto ao público. Sugestões, críticas, elogios, quer só mandar um abraço: contato@meiocampo.net.


O MEIOCAMPO PRECISA DE VOCÊ!

O Meiocampo é feito com cuidado, independência e paixão por futebol internacional. A cada edição, entregamos contexto, análise, opinião e boas histórias — sem correr atrás do clique fácil, sempre do jogo bem contado.

Se você já lê, curte e recomenda, considere ir um passo além:
Assine gratuitamente para receber direto no seu e-mail
Compartilhe com quem também ama futebol bem tratado
Apoie financeiramente, se puder — isso nos ajuda a manter e expandir o projeto

Afinal, quem gosta de futebol merece uma cobertura à altura.

Ofereça uma assinatura de presente


A façanha de Cabo Verde, gigante em sua pequenez

Por Leandro Stein

A Copa do Mundo possui uma propriedade mágica de deslocar, num piscar de olhos, o epicentro do planeta aos mais distintos cantos do globo. A atração exercida por este ponto, contudo, não corresponde a uma especificidade geofísica: ela está centrada na emoção que o futebol é capaz de proporcionar. E como nunca antes sentido na história dos Mundiais, um diminuto arquipélago no Atlântico fez o mundo da bola gravitar ao seu redor nesta semana. A nação de menor território a se classificar para uma Copa, com a segunda menor população, garante uma narrativa gigante. No ano em que celebra os 50 anos de sua independência, Cabo Verde exprime seu orgulho através da bola.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Felipe Lobo.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2026 Meiocampo · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura