A vila de pescadores que virou capital do futebol na Suécia
A Newsletter Meiocampo fala sobre o conto de fadas do Mjällby, inédito campeão sueco; a noite de gala de Harry Kane no Klassiker; a crise do Nottingham Forest; e o título de Marrocos no Mundial Sub-20
Newsletter Meiocampo - 21 de outubro de 2025
De tempos em tempos, o futebol proporciona histórias singulares, em que o troféu é a materialização de trajetórias que parecem improváveis. É assim que o Mjällby conquista o Campeonato Sueco pela primeira vez, menos de uma década após quase ir à quarta divisão e à falência, mas agora prestes a quebrar o recorde de pontos da liga nacional. Uma façanha possível graças a pessoas, mesmo para um clube saído de um vilarejo de pescadores com cerca de 1,5 mil habitantes. A Newsletter Meiocampo desta terça fala ainda do “meio-campista” Harry Kane, da turbulência no Nottingham Forest diante das exigências da Premier League, dos reflexos de Marrocos campeão mundial sub-20 e muito mais no tradicional giro final.
Vale lembrar: as edições de terça-feira e eventuais extras são exclusivas para assinantes. Às sextas-feiras, continua o conteúdo gratuito aberto ao público. Sugestões, críticas, elogios, quer só mandar um abraço: contato@meiocampo.net.
E atenção: pelos textos longos desta edição da newsletter, provavelmente ela não chegará completa ao seu e-mail. Confira tudo através da página do Meiocampo no Substack.
O MEIOCAMPO PRECISA DE VOCÊ!
O Meiocampo é feito com cuidado, independência e paixão por futebol internacional. A cada edição, entregamos contexto, análise, opinião e boas histórias — sem correr atrás do clique fácil, sempre do jogo bem contado.
Se você já lê, curte e recomenda, considere ir um passo além:
Assine gratuitamente para receber direto no seu e-mail
Compartilhe com quem também ama futebol bem tratado
Apoie financeiramente, se puder — isso nos ajuda a manter e expandir o projeto
Afinal, quem gosta de futebol merece uma cobertura à altura.
O humano conto de fadas do Mjällby: da quase falência ao inédito / improvável / incontestável título nacional
Por Leandro Stein
O acanhado Strandvalle não possui muitos atrativos ao seu redor. A um quarteirão do Mar Báltico, encravado numa bucólica paisagem de pequenas casas e uma imensa área rural, o estádio soa mais como pitoresco cenário de um modesto clube de interior. De fato é, mas também se transformou no castelo encantado de um dos maiores contos de fadas da história recente do futebol europeu. As arquibancadas, com capacidade para 6.750 torcedores, podem abrigar quatro vezes mais gente do que a população de Hällevik, o vilarejo de pescadores onde o Strandvalle está situado. Dessa realidade simples, numa caminhada cheia de reviravoltas, o Mjällby proporcionou um verdadeiro milagre para se sagrar o mais novo campeão sueco – com um futebol vistoso e perto de bater o recorde de pontos da liga.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Meiocampo para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.