Guia Meiocampo de La Liga 2025/26
Às vésperas do início de La Liga, a newsletter especial desta terça-feira traz nosso tradicional guia clube a clube
Newsletter Meiocampo - 12 de agosto de 2025
A Newsletter Meiocampo traz uma novidade especial nesta terça-feira: começa a série de guias da temporada, com as análises das principais ligas nacionais da Europa. Nesta e na próxima semana, publicaremos quatro guias - de La Liga, da Premier League, da Bundesliga e da Serie A, nesta ordem. Para quem acompanhava nosso trabalho anterior, serão guias mais enxutos do que no antigo site, para a leitura não estourar no e-mail. De qualquer maneira, vêm recheados de informação, com os detalhes clube a clube.
Nesta terça, falamos sobre os 20 participantes do Campeonato Espanhol. Quais as principais histórias, as estrelas, os reforços e muito mais. No final da newsletter, ainda mantemos nosso tradicional giro, com o noticiário dos últimos dias. Por conta disso, ainda assim, o tamanho da publicação estourará nos e-mails. Visualize no Substack para a experiência completa.
Vale lembrar: as edições de terça-feira e eventuais extras são exclusivas para assinantes. Às sextas-feiras, continua o conteúdo gratuito aberto ao público. Sugestões, críticas, elogios, quer só mandar um abraço: contato@meiocampo.net.
Guia Meiocampo de La Liga 2025/26
Por Felipe Lobo e Leandro Stein
Barcelona
Atual campeão, o Barcelona inicia a temporada novamente como um dos principais favoritos. Hansi Flick fez uma excelente campanha de estreia e buscará repetir o título, mirando também outras frentes, como a Champions League — competição na qual o time caiu quando parecia capaz de conquistar o troféu. A expectativa é de que, no segundo ano, o trabalho do treinador ganhe mais profundidade, corrigindo pontos frágeis, especialmente no equilíbrio defensivo. No Barça, disputar o título de La Liga é uma obrigação permanente, e a tarefa será reforçada pelo fato de ter sido a equipe que apresentou o melhor futebol da Espanha na última temporada — algo que o elenco reforçado promete manter e até elevar.
A base sólida segue com Jules Koundé, Pau Cubarsí, Pedri, Raphinha, Lamine Yamal — agora vestindo a camisa 10 — e Robert Lewandowski, autor de 42 gols na última temporada somando todas as competições. A profundidade do elenco aumentou com a chegada de Marcus Rashford, emprestado e capaz de atuar em todas as posições do ataque, e do goleiro Joan García, vindo do Espanyol. O clube segue utilizando bem a formação caseira, mantendo também um banco de reservas de qualidade. A aposta difere do modelo galáctico do Real Madrid, mas é sustentada por talentos de alto potencial, como o volante Marc Casadó e os meias Gavi e Fermín López. Raphinha foi um dos jogadores mais decisivos da última temporada europeia, enquanto Lamine Yamal continua despontando como um talento bruto e arrasador, com potencial para, no futuro, se tornar o melhor do mundo. Com um elenco profundo, um treinador já adaptado e jovens prontos para explodir, o Barcelona entra em 2025/26 com todas as credenciais para transformar favoritismo em mais troféus. (Felipe Lobo)
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Meiocampo para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.